Os agentes federais verificaram a irregularidade ao notar que o QR-CoDE presente no verso da habilitação, não era reconhecido no banco de dados.
No final da tarde de sábado (26), um homem de 46 anos foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), utilizando Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. A ação foi registrada por volta das 17h30, no KM 17 da BR 116, trecho do município baiano de Vitória da Conquista.
De acordo a PRF, durante fiscalização no trecho, os agentes federais abordaram uma Honda/CG 160 para verificação detalhada e, após consultar a carteira de habilitação do condutor, constataram através da leitura do QR-CoDE, que a CNH não era reconhecida no banco de dados . Além disso, o CPF do homem também não estava relacionado a nenhum Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH), fatores que comprovaram a inautenticidade do documento.
Indagado pela equipe, ele relatou que conseguiu a habilitação em uma autoescola da região. O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária local onde poderá responder pelo crime de uso de documento falso, previsto no art. 304 do Código Penal.