União Europeia processa AstraZeneca por atraso em entrega de vacinas

Propaganda

A Comissão Europeia anunciou, nesta segunda-feira (26/4), que iniciou um processo judicial contra a AstraZeneca por atrasos nas entregas de vacinas contra a Covid-19.

A decisão foi divulgada pela comissária de Saúde da União Europeia, Stella Kyriakides, em publicação no Twitter. Segundo ela, todos os 27 países do bloco apoiaram a ação.

Propaganda

“Nossa prioridade é garantir que as entregas da vacina contra a Covid-19 ocorram para proteger a saúde da União Europeia. Por isso, a Comissão decidiu, juntamente com todos os países-membros, ingressar com uma ação judicial contra AstraZeneca. Cada dose de vacina conta. Cada dose de vacina salva vidas”, escreveu.

A companhia farmacêutica começou a distribuir o imunizante em janeiro, mas nunca conseguiu cumprir o cronograma de entregas. O contrato prevê o fornecimento de até 400 milhões de doses à União Europeia em 2021, sendo que 120 milhões estavam programadas para o primeiro trimestre, mas, até o momento, foram entregues apenas 31,2 milhões, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

Em comunicado divulgado nesta segunda, a AstraZeneca disse que lamenta a decisão da União Europeia de tomar medidas legais e acredita que “qualquer litígio é sem mérito”.

A AstraZeneca reconheceu as dificuldades apresentadas por “negociações muito complexas e desafios de fabricação”, mas afirmou que “cumpriu integralmente o Acordo de Compra Antecipada com a Comissão Europeia”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui