A ex-secretária da Educação da Bahia e pré-candidata a deputada estadual, Rowenna Brito (PT), defendeu que a renovação do PT passa tanto pela formação de novas lideranças quanto pela atualização do projeto político construído pelo partido na Bahia.
Durante entrevista à BandNews nesta quarta-feira (8), a petista apontou que o partido está empenhado em combinar a experiência de suas principais lideranças com a formação de uma nova geração de dirigentes, gestores e parlamentares, com o objetivo de fortalecer o projeto político liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues.
“Vivemos uma conjuntura muito bacana de termos quadros experientes como o presidente Lula, o senador Jaques Wagner, o ministro Rui Costa e o governador Jerônimo como entusiastas dessa renovação. Ao mesmo tempo, temos o presidente estadual do PT, Tássio Brito, que é um jovem. Temos o secretário Adolpho Loyola, o secretário Felipe Freitas, eu, que fui secretária e faço parte dessa renovação, e tantos outros quadros que demonstram esse compromisso do partido com a formação dessas novas lideranças”, afirmou.
A pré-candidata reconheceu que processos de renovação, sobretudo em cargos eletivos, podem gerar inquietações dentro do campo aliado, mas ressaltou que sua candidatura tem como objetivo ampliar a representação do campo governista na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
“Tenho uma relação muito boa com meus colegas do partido que já estão lá, e queremos ampliar essa bancada. A minha disposição é essa. É disputar o espaço dentro da base da direita e da extrema-direita, que não têm compromisso com esse projeto de uma educação mais forte, de uma saúde descentralizada, de uma cultura que chegue a cada um dos 417 municípios da nossa Bahia”, afirmou.
Atualização do projeto
Para Rowenna, a renovação não se limita à formação de novos quadros, mas também passa pela capacidade de atualizar um projeto político construído ao longo das últimas duas décadas, iniciado com a eleição de Jaques Wagner ao Governo da Bahia, em 2006, preservando as conquistas e formulando soluções para os novos desafios da Bahia.
“Estamos falando de 20 anos de um governo de esquerda construindo política pública neste estado, e política pública não se constrói da noite para o dia. Mas pode ser destruída muito rapidamente, como vimos no governo Bolsonaro. Construir exige planejamento, investimento e compromisso com as pessoas”, afirmou.
Como exemplo desse legado, a ex-secretária lembrou a expansão da educação pública no estado como parte dos investimentos realizados pelos governos petistas, entre eles a criação de 37 institutos federais na Bahia, além da ampliação das universidades federais e estaduais. Segundo Rowenna, o mesmo compromisso permitiu avanços na saúde, na agricultura familiar e em outras áreas estratégicas.
“Eu não tenho dúvidas de que ainda temos muita coisa para fazer na Bahia e temos um campo muito grande para isso, obviamente consolidando tudo o que nós já construímos na educação, na saúde, na segurança pública, na agricultura familiar e em vários outros setores. Para fazer isso, é preciso ter compromisso com o povo, e esse time que está aqui já deu provas disso com resultados concretos. Temos muito do que nos orgulhar”, concluiu.














