Professores fazem protesto na ACM cobrando pagamento do piso salarial e precatórios

Propaganda

Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB) realizaram um protesto nesta terça-feira (19) na avenida ACM próximo à entrada da rodoviária de Salvador.

Os manifestantes exibem cartazes com palavras de ordem pedindo que a prefeitura pague o piso salarial da categoria, bem como efetue o pagamento dos precatórios [dívidas do poder público que já transitaram em julgado] e dependem da liberação dos recursos para que o pagamento seja feito.

Propaganda

Em imagens feitas pelo BNews é possível ver uma grande aglomeração e também a presença de uma viatura da polícia militar. O trânsito na região está bastante lento.

Em nota, a Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE) informou que a Prefeitura está em constante diálogo com a categoria, em busca de uma solução viável dentro dos limites orçamentários estabelecidos.

Ainda segundo a nota, já houve duas reuniões conjuntas entre a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a SEMGE, sendo a última realizada na sexta-feira (15). Informamos também  que está agendada uma terceira reunião para a próxima quarta-feira (20).

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) enviou uma nota onde diz que as negociações acerca da pauta de reivindicações dos professores estão em andamento e que vem mantendo um diálogo permanente, participativo e democrático junto aos representantes sindicais da categoria. Ainda de acordo com a Smed, na rede municipal há 415 escolas e 135.614 alunos.

Ao BNews, o coordenador-geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, disse que foi oferecido um reajuste de 3,62% para a categoria, o que foi recusado e que espera por uma nova rodada de negociação, prevista para esta quarta-feira (20).

“O governo ofereceu 3,62%, a categoria recusou, esperamos que na nova negociação da quarta-feira, amanhã, ele possa avançar e que a gente possa deliberar na quinta-feira, sob a nova proposta do governo municipal. Então, é isso daí, no geral, eu resumo isso daí”, disse Oliveira.

Além disso, o coordenador da APLB disse que outros dois atos estão previstos para acontecer ainda esta semana. A primeira está programada para ocorrer nesta quarta-feira (20), às 14h, na frente da Secretaria Municipal de Gestão (Semge). Além disso, uma nova assembleia geral da categoria está prevista para ocorrer na quinta-feira (21), às, 9h, no Clube Fantoche, no Largo 2 de Julho, Centro de Salvador.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui