Deputado Estadual Binho Galinha reivindica melhorias no acesso à água em seis municípios

Propaganda

O deputado Binho Galinha (Patriota) apresentou sete indicações ao governador Jerônimo Rodrigues, todas voltadas para melhorar o acesso à água da população da zona rural de seis municípios. Na lista de candidatos à instalação de poços artesianos consta Itiruçu, Amargosa, Santa Bárbara, Itatim, Serra Preta e Iaçu.

Os documentos protocolados na Secretaria-Geral da Mesa registram a requisição do parlamentar para que o mandatário determine o setor competente a realizar estudo para a implantação dos equipamentos. A cidade de Amargosa foi aquinhoada com a indicação de dois poços: um no povoado de Passagem do Lajedo e outro no povoado de Ribeirão do Cupido.

Propaganda

O município localizado no Vale do Jiquiriçá fica 235 km distante de Salvador e possui uma população superior a 36 mil habitantes, de acordo com o último censo. Itiruçu, que abriga quase 11 mil pessoas, foi apontado pelo patriota para receber um poço artesiano da localidade de Fazenda Brejão.

Importante ressaltar que esta é uma antiga reivindicação de dezenas de famílias, pequenos agricultores, produtores rurais que infelizmente não dispõem do bem mais precioso da natureza que é a água potável para o consumo humano, para a criação de animais e para o desenvolvimento de suas atividades agrícolas”, diz o deputado em suas indicações.

Binho Galinha lembra que “o homem do campo, o sertanejo, o cidadão que vive na zona rural é sobretudo um homem obstinado, porque não dizer, um verdadeiro herói, pois, apesar das enormes adversidades, consegue se manter de pé e sem perder jamais a esperança por dias melhores”.

O parlamentar pede ao governador a instalação do poço na localidade de Escurial, próximo das comunidades de Candeal Estrela e Caraíbas na zona rural de Santa Bárbara, cidade localizada na Região Metropolitana de Feira de Santana. Também pertencente à mesma região, Serra Preta está na lista, especificamente para instalação na comunidade Estrada Nova.

As duas últimas localidades a serem beneficiadas são Parateca, povoado de Itatim, localizado a 208 km de Salvador; e Melancia, da zona rural da cidade de Iaçu. Os dois municípios somados representam uma população superior a 40 mil habitantes, estando Itatim com quase 16 mil moradores e Iaçu, com 24,6 mil, segundo os dados do IBGE/2022.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui