Quase metade dos soteropolitanos avaliam negativamente o presidente Jair Bolsonaro. Pesquisa realizada pela Ágora Consultoria, obtida pelo bahia.ba, indica que 48% dos entrevistados veem o chefe do Executivo como ruim ou péssimo.
Por outro lado, 24% dos ouvintes avaliaram Bolsonaro como ótimo ou bom para o país. Mesmo percentual foi registrado entre aqueles que o avaliam como regular. Outros 4% não souberam ou não responderam à questão.
A pesquisa foi realizada no último dia 8, com 808 pessoas residentes em Salvador, com idade a partir de 16 anos. Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente, em metodologia de sistema telefônico automatizado. Nesse modelo, é disparada uma mensagem de voz gravada para as quatro operadoras de telefonia celular, e o entrevistado responde pelo teclado do telefone.
A confiança nos resultados é de 95%, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob identificação BA-04439/2020.
Perfil dos entrevistados
A maior parte dos entrevistados pelo levantamento Ágora/bahia.ba são mulheres (56%). A maioria dos entrevistados tem entre 25 e 44 anos (44%), mas também responderam às perguntas pessoas entre 45 e 59 anos (27%), pessoas com mais de 60 anos (17%) e com faixa etária entre 16 e 24 anos (17%).
Metade dos respondentes tem apenas o ensino médio. Por outro lado, 24% dos entrevistados têm ensino superior, 23% têm o ensino fundamental e 4% nunca foram à escola.