AES Tietê investe R$ 1,3 bi em complexo eólico no nordeste baiano

Propaganda

A AES Tietê invista R$ 1,3 bilhão para implantar um complexo eólico no nordeste baiano. O empreendimento, o o primeiro da região e com capacidade instalada de 322 Megawatts (MW), será instalado nos municípios de Tucano, Araci e Biritinga. De acordo com a empresa, o parque terá as maiores turbinas já instaladas no País em potência e tamanho.

A estimativa é que as obras da primeira fase sejam iniciadas a partir de outubro, após parecer do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e emissão das licenças ambientais emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Propaganda

“Saber que passaremos a produzir energia a partir da fonte eólica onde até então nem poderíamos imaginar que seria possível, é uma grata surpresa”, afirmou o vice-governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão. A SDE apoio a atração deste empreendimento. De acordo com o Informe de Energia Eólica da SDE, a Bahia liderou nacionalmente, com 32,4%, a geração de energia eólica no primeiro semestre de 2020.

Gamesa

De acordo com a AES Tietê, a primeira etapa das obras do Complexo Eólico Tucano será composta por 52 turbinas, que serão fornecidas pela Siemens Gamesa, com planta instalada em de Camaçari. As turbinas serão instaladas em torres de aço de 115 metros de altura e terão pás de mais de 80 metros de comprimento, formando uma circunferência de 170 metros de diâmetro.

A AES Tietê é responsável pela operação do Complexo Eólico Alto Sertão II, localizado nas cidades de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí. Os parques, com 230 torres eólicas, têm capacidade instalada para gerar 386,1 MW de energia.

“Estamos ansiosos para iniciar a construção do Parque Eólico de Tucano, que abrirá uma nova fronteira para a geração eólica na Bahia e contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirma Rodrigo D’Elia, diretor de Engenharia e Construção da AES Tietê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui