Governo federal avalia pagar ‘bolsa caminhoneiro’ contra alta no diesel

Caminhoneiros fazem protesto contra a alta no preço dos combustíveis na BR-040, próximo a Brasília.
Propaganda
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O governo federal estuda criar um “voucher caminhoneiro” contra a alta nos preços dos combustíveis, sem interferir na política da Petrobras. Conforme o jornal Folha de S. Paulo, a ideia seria restituir o valor equivalente ao PIS/Cofins aos caminhoneiros quando o diesel ficasse mais caro após o cálculo de uma média dos quilômetros rodados.

Apesar da possibilidade, auxiliares de Jair Bolsonaro acreditam que a medida mais viável seria a criação de um fundo com excedentes de royalties. Assim seria possível pagar a Petrobras e importadores quando os preços oscilarem. O tema já foi discutido uma vez pelo governo em 2018, quando o presidente era Michel Temer (MDB).

Propaganda

Na visão do vice-presidente Hamilton Mourão, a criação do fundo é a única saída. “Na minha visão, a solução para isso é se a gente conseguisse criar um fundo soberano com base nos royalties do petróleo, e este recurso, quando houvesse essas flutuações, fosse usado para amortecer os aumentos. Não tem outra solução fora disso aí”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui