Gastos no setor de hotéis e motéis puxam incremento no consumo das classes C e D na Bahia

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Pesquisa da Superdigital, fintech do Grupo Santander, apontou que o país teve alta de 6% no mês de outubro em relação ao mês anterior

A alta de 61% nos gastos das classes C e D no setor de hotéis e motéis em outubro em relação a setembro levou a Bahia a ser o único do Nordeste a fechar o período positivamente entre os três estados observados. Enquanto os baianos observaram um crescimento em 1,2%, Ceará e Pernambuco fecharam com um recuou de 2,9% e 1,8%, respectivamente.

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Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em empoderamento econômico, e é realizada mensalmente para traçar o perfil do consumidor dessa parcela da população brasileira.

Na Bahia, além da expressiva alta no setor de Hotéis e Motéis (61%), teve destaque Automóveis e Veículos (10%), Telecomunicação (9%), Supermercado (6%), Restaurante (6%), Combustível (6%) e Prestadores de Serviços (5%). Recuaram os gastos com Companhias Aéreas (-38%), Diversão e Entretenimento (-11%), Lojas de Roupas (-8%) e Rede Online (-3%).

Média do País
Na pesquisa, o aumento no País no período foi puxado pela região Norte com um acréscimo de 8,5% no consumo. Outra região que registrou crescimento foi o Sudeste, com um aumento de 3,5%. Em contrapartida, apresentaram queda o Centro-Oeste (-5%), Nordeste (-3,1%) e Sul (-0,03%).

Os setores no País que se destacaram com as altas mais significativas foram Diversão e Entretenimento (9%), Supermercados (8%), Lojas de Artigos Diversos (7%), Prestadores de Serviços (4%), Combustíveis (4%), Restaurantes (3%), Hotéis e Motéis (3%), Transportes (3%) e Drogaria e Farmácia (3%). Já os setores que mais tiveram quedas no consumo foram de Rede Online (-11%) e Companhias Aéreas (-6%).

Em relação ao ticket médio, em outubro houve aumento nos setores de Diversão e Entretenimento (7%), Restaurante (5%), Supermercado (3%) e Prestadores de Serviços (2%). Contudo, caiu a média de gasto com Serviços (-7%), Companhias Aéreas (-5%), Telecomunicações (-2%) e Automóveis e Veículos (-2%).

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (40,2%), seguido de Restaurante (12,6%) e Lojas de Artigos Diversos (9,8%). Outro dado da pesquisa mostrou que 88% dos gastos totais em outubro foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de setembro.

De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, os números mostram que, como esperado, o último trimestre do ano deve ser de um relevante aquecimento no comércio de varejo. “Devemos continuar observando esse ritmo em novembro, com Black Friday e Copa do Mundo de Futebol, e em dezembro por conta das festas de final de ano. Esses meses são tradicionalmente de consumo maior, até mesmo pelo suporte do 13° salário. Outubro antecipou um pouco esse movimento, mas vemos claramente uma tendência de crescimento de consumo que deve permanecer nos próximos meses”, afirma a executiva.

Para acessar os dados completos da pesquisa, acesso o link
https://superdigital.com.br/BLOG/images/Indice_Out22_estados_estados_pdf.pdf

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