Ford conclui venda de fábrica em Taubaté

Propaganda

Na última sexta-feira 28, a montadora multinacional Ford anunciou a conclusão da venda da fábrica de Taubaté, no interior paulista. A compradora foi a São José Desenvolvimento Imobiliário, uma construtora da região. O acordo, no entanto, já havia sido anunciado há um ano, mas para ser finalizado dependia da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e de outros trâmites legais.

A fábrica de Taubaté foi fechada pela Ford em janeiro de 2021 e, segundo a montadora, o motivo do encerramento das suas atividades na cidade paulista foi o acúmulo de anos de prejuízo. A multinacional afirmou ainda que o imóvel de 830 mil metros quadrados será ocupado para atividades industriais do grupo Vicunha-CSN, que celebrou o acordo com a São José.

Propaganda

Há indícios de que a unidade de Taubaté não será a única a encerrar as suas atividades. A Ford está negociando com a montadora chinesa BYD a venda da fábrica de Camaçari, na Bahia. Nesta unidade, a multinacional produzia o utilitário esportivo EcoSport, bastante popular no Brasil. A Ford já havia vendido, há três anos, a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, também para a São José Desenvolvimento Imobiliário. Nesta unidade a montadora produzia caminhões.

Ford: carros fabricados fora do Brasil

O Ford EcoSport é um dos modelos mais populares da Ford no Brasil. Imagem | Wikimedia Commons

Atualmente, os veículos da Ford vendidos no Brasil são importados de outros países da América Latina, como a Argentina, o Uruguai e o México. No ano passado, a empresa interrompeu uma longa sequência de perdas e voltou a obter lucro com a venda dos seus veículos na América Latina.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui