Começa julgamento referente a morte de George Floyd

Propaganda
Foto: Escritório Ben Crump Law/ Divulgação

Os pronunciamentos da acusação e da defesa marcam nesta segunda-feira (29) o começo do julgamento do policial Derek Chauvin. O  réu é apontado como responsável pela morte do cidadão afro-americano George Floyd em maio do ano passado, nos Estados Unidos. As informações são do G1.

Chauvin foi identificado como a pessoa que pressionou o pescoço da vítima por nove minutos, mesmo com Floyd informando que não estava conseguindo respirar. O julgamento ocorre em Minneapolis e só deve ser finalizado em maio.

Propaganda

Somente a composição do juri durou 11 dias. Cerca de 300 pessoas participaram da seleção. Foram escolhidos 15 jurados – quatro negros, duas classificadas como multirraciais e nove brancos. Uma pessoa deve ser dispensada e duas ficarão de suplentes.

Este caso gerou grande repercussão internacional e deu início ao movimento Black Lifes Matter (vidas negras importam). A acusação deve argumentar que a ação do policial não foi um exceção, destacando registros de pelo menos outras seis ocorrências anteriores à morte de Floyd nos quais o então policial imobilizava as pessoas pelo pescoço ou se ajoelhava em cima delas.

Derek Chauvin, de 45 anos foi demitido e está em liberdade condicional desde outubro, depois que pagou fiança de US$ 1 milhão. Chauvin se declarou inocente e alegou que, para abordar Floyd, seguiu corretamente o treinamento policial. Esta deve ser a tese da defesa.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui