Em meio à crise de escassez da vacina Coronavac, fabricada pela Fundação Butantan, Santa Teresinha se junta aos municípios que tiveram que suspender a aplicação da segunda dose do imunizante contra a Covid-19.
Portanto, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que está aguardando o recebimento de novo lote vindo do Governo Federal para regularizar a situação no Município e, assim, completar o esquema vacinal daqueles que já receberam a primeira dose.
Vale lembrar que no dia 21 de março o Ministério da Saúde determinou que todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios para garantir a 2ª dose fossem utilizadas como 1ª dose, a decisão foi tomada levando em consideração a previsão de entrega das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan.
Ainda sobre a falta de vacina, o Governo da Bahia esclarece no Site oficial que, “De acordo com o Ministério da Saúde, os fabricantes não estão conseguindo entregar as vacinas conforme contrato estabelecido, sobretudo, por dificuldades na importação do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), que é a base da produção da vacina. Deste modo, o cronograma de entregas previsto pelo Ministério da Saúde não está sendo cumprido, ocasionando o desabastecimento da segunda dose na maioria dos municípios baianos”.
Santa Teresinha recebeu a última remessa da segunda dose no 04/05, no total apenas 20 foram enviadas. Ainda não há previsão de envio de mais imunizantes.