Bamin arremata primeiro trecho da Fiol, confirma Ministério de Infraestrutura

Propaganda
Foto: reprodução twitter do Minfra

A Bahia Mineração (Bamin) vai concluir e operar o primeiro trecho da Ferrovia da Integração oeste Leste, entre Ilhéus e Caetité. O ativo baiano foi leiloado na tarde desta quinta-feira (8) e teve o resultado divulgado pelo Ministério de Infraestrutura, via Twitter. A Bamin já tem atuação na Bahia. Explora minério de ferro em mina localizada em Caetité e participa da construção do Porto Sul, em Ilhéus.

A expectativa do ministério é de que a Fiol gere 55 mil empregos diretos, considerando obra e operação. Os trêns devem começar a circular em 2025, com 1,4 mil vagões – dos quais 1.100 destinados a transportar ferro. A Bahia terá que investir R$ 3,3 bilhões. O montante de R$ 1,6 bilhão será alocado na conclusão do trecho, que teve 80% da execução realizada pela empresa federal Valec.

Propaganda

“Emblemático fazer leilão de ferrovias”, afirmou o ministro de Infraestrutura, Tárcisio Gomes de Freitas. “Um dos nossos objetivos é justamente o reequilíbrio da matriz de transporte. Estamos diante do projeto mais transformador da Bahia”. O  ministério pretende também conceder os trechos 2 – entre Caetité até Barreiras  e atualmente em construção – e e 3, entre Barreiras e Figueirópolis (TO),  que depende de uma licença do Ibama para iniciar os trabalhos.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui