Alex da Piatã propõe homenagem ao cardeal dom Sérgio da Rocha

Propaganda

O deputado Alex da Piatã (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de resolução propondo a concessão do Título de Cidadão Baiano ao arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal dom Sérgio da Rocha. Desempenhando a função designada pelo papa Franciso há três anos, o religioso já foi incumbido para diversas atividades, destacando-se a de membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 2007 a 2011; e a presidência da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé, de 2011 a 2015. Dom Sérgio também foi presidente do departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (Ceiam), de 2007 a 2011; e representou a CNBB na XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, em 2012.

Dom Sérgio nasceu em Dobrada, em São Paulo, no dia 21 de outubro de 1959 e recebeu a Ordenação Diaconal na Igreja Santa Cruz de Matão (SP), no dia 18 de agosto de 1984. No mesmo ano, em 14 de dezembro, recebeu a Ordenação Presbiteral na Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matão (SP), na Diocese de São Carlos. Ele foi nomeado como bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE) em 13 de junho de 2001; e em 11 de agosto do mesmo ano recebeu a Ordenação Episcopal, assumindo como lema “Omnia in caritate” (Tudo na Caridade – 1Cor 16, 14).

Propaganda

O cardeal é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em 1997. Trabalhou como diretor espiritual, professor e reitor do seminário diocesano de Filosofia de São Carlos, exercendo as mesmas funções também no seminário de Teologia da diocese. Desempenhou, também, na diocese de São Carlos, as seguintes funções pastorais: assessor da Pastoral da Juventude, coordenador Diocesano de Pastoral, da Pastoral Vocacional, da Escola de Agentes de Pastoral. Foi vigário paroquial das paróquias Nossa Senhora de Fátima e Catedral, reitor da Igreja São Judas Tadeu e pároco de Água Vermelha e de Santa Eudóxia.

O homenageado foi presidente da CNBB, de 2015 a 2019, e relator-geral da XV Assembleia dos Bispos, em 2018, queda teve como tema a juventude. Dom Sérgio é membro do Conselho da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos (Vaticano), Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), da Congregação para o Clero (Vaticano) e da Congregação para os Bispos (Vaticano). Em 2011, tomou posse como Arcebispo de Brasília, onde permaneceu até ser nomeado como Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, em 11 de março de 2020.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui