Semana estadual sobre autismo é proposta por Marcinho Oliveira

Propaganda
Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que cria a semana estadual sobre o autismo. A iniciativa é do deputado Marcinho Oliveira (UB), que considera que sua proposição “tem o condão de instituir a semana estadual de conscientização sobre o autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Durante o período, haverá orientação e disseminação de informações com o objetivo de orientar a população baiana sobre autismo, a importância do diagnóstico precoce, as formas de tratamento, os serviços de apoio à família e o respeito ao cidadão autista.
“No Brasil, infelizmente não  se tem estimativas exclusivas como ocorrem nos Estados Unidos, já que por aqui o diagnóstico é feito com mais dificuldade, de forma precária pois são poucos os profissionais especializados”, lamentou.  Marcinho ressalta que descobrir que alguém tem algo não é simples. “A avaliação é multidisciplinar, a partir de uma sequência de consultas e observações clínicas com diferentes profissionais de saúde”, disse.
Atualmente não existe um único exame que detecte isso conforme explicam pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).
 O parlamentar aponta que, nos Estados Unidos, houve um salto grande de diagnósticos nos últimos 20 anos. “Nos anos 2000, ocorria um caso de autismo a cada 150 crianças observadas”, conta, explicando que atualmente há um caso para cada 36 crianças examinadas. “Assim sendo, o projeto de lei justifica-se por se tratar de um tema de muita relevância mas também por voltar a  atenção da sociedade baiana a essa população visando a conscientização e disseminação de informações sobre o assunto”, defende, pedindo o apoio de seus pares, tendo em vista a grande importância da matéria, bem como os muitos benefícios resultantes desta iniciativa.
Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui