Rodrigo Pacheco ouvirá técnicos da Mesa antes de definir perfil da CPI

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se reunirá nesta terça-feira (13) com técnicos da Secretaria-Geral da Mesa Diretora para avaliar qual CPI da Covid-19 abrirá. Somente após este encontro vai definir se o colegiado fará uma apuranção restrita ao governo federal ou incluirá governadores e prefeitos.

A dúvida do senador do DEM de Minas Gerais está relacionada ao artigo 146 do regimento interno do Senado. O dispositivo diz que “não se admitirá comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre matérias pertinentes à Câmara dos Deputados, às atribuições do Poder Judiciário e aos Estados”. Pacheco já conversou com alguns técnicos da Casa, mas quer se reunir pessoalmente nesta terça-feira, quando chega de São Paulo.

A ampliação das investigações é uma reivindicação do presidente Jair Bolsonaro e aliados.Nesta segunda-feira (12), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse à CNN ter mais do que as 27 assinaturas mínimas necessárias em apoio à criação de uma CPI para investigar a atuação dos governos federal, estaduais e municipais no combate ao novo coronavírus.

A proposta não foi protocolada. Girão prometeu apresentar o pedido até esta terça-feira, quando está prevista a leitura do pedido de CPI da Covid-19 apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O requerimento de Randolfe, porém, define a União como único alvo da comissão. 

A proposta de ampliação da CPI foi questionada nesta segunda-feira (12) pela Frente Nacional dos Prefeitos. Segundo a enttidade, a medida tiraria o foco da comissão.  Com informações da CNN Brasil.

Propagandahttps://uploaddeimagens.com.br/images/003/150/661/original/4_Segundo.gif?1616686660

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui