Julho Amarelo: Itatim realiza campanha para combater hepatites virais

Propaganda

A Prefeitura de Itatim inicia neste mês a campanha Julho Amarelo, com diversas ações para conscientizar a população sobre as hepatites virais e formas de se prevenir contra a doença. No dia D (28) a secretária de saúde de Itatim fará uma grande ação na Praça do Comércio, com testagem, vacina e orientações sobre essas e outras doenças infecto contagiosas.

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais
Hepatite é o nome dado a toda inflamação que atinge o fígado, um importante órgão do sistema digestivo com um papel essencial na desintoxicação do organismo. Causada, na maioria das vezes, por uma infecção viral, também pode ser provocada pelo uso abusivo de substâncias tóxicas (álcool, medicamentos e drogas), doenças genéticas ou autoimunes.

Propaganda

No Brasil são comuns os vírus A, B e C e estima-se que milhões de pessoas no país sejam portadoras do vírus, embora não tenham conhecimento. Além do risco da evolução da doença, que pode se tornar crônica, ela pode ocasionar outros danos ao fígado, como cirrose e câncer. A hepatite B é transmissível sexualmente, mas, assim como a hepatite C, o contágio pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos pessoais contaminados com sangue, como lâminas para depilação, agulhas, escovas de dentes, seringas, alicates de unha, bem como o uso de materiais que não foram esterilizados para aplicação de piercings e tatuagens.

As hepatites virais costumam ser infecções silenciosas e, muitas vezes, os sintomas passam despercebidos até que surge uma complicação mais grave da doença. Por isso, saber como se proteger, como identificar os sintomas e quando buscar tratamento é fundamental. Julho é o mês de referência no combate à doença em razão do dia 28 de julho, data instituída pela OMS como Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui