Grupo de indígenas chega a Pedra Branca em Stª Terezinha reivindicando posse da terra e do território ocupado pelos seus ancestrais

Propaganda

Um grupo de indígenas da família Kairiri Sajubas chegou a localidade de Pedra Branca, na Serra da Jiboia, município de Santa Terezinha no Piemonte do Paraguaçu na manhã deste domingo (10), reivindicando a posse e terra e do território ocupado pelos seus ancestrais.

De acordo com as informações, o grupo chegou em um ônibus, e as imagens que circulam nas redes sociais mostram o grupo na entrada de uma fazendo, cantando e dançando e mais índios estão a caminho da localidade.

Propaganda

No contexto histórico os mesmos foram perseguidos dentro da história pelos Bandeirantes, os quais naquela época tinham ordem governamentais para colocar em cada cinquenta léguas a bandeira de domínio. Agora os verdadeiros donos das terras estão reivindicando aquilo que é seu por direito.

A história do povoado de Pedra Branca foi marcada por conflitos entre indígenas, autoridades públicas e colonos locais. Os indígenas de Pedra Branca frente ao processo de exclusão da participação da administração pública da vila e, principalmente, frente ao processo de usurpação das terras indígenas, isto é, de uma légua e meia de terra que os indígenas diziam ter herdada dos seus antepassados e, por isso, de ser os legítimos donos. O resultado deste processo conflituoso foi: a extinção da municipalidade e do aldeamento, a invasão das terras por posseiros e a dispersão dos indígenas.

Em setembro deste ano foi aprovado pelo Senado Federal a Lei do Marco Temporal que regulamenta os direitos originários indígenas sobre suas terras (PL 2.903/2023).

Da redação do Recôncavo no Ar/Texto de apoio Edilmar Cardoso Ribeiro Universidade Católica do Salvador Faculdade Católica de Feira de Santana

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui