Crianças sofrem com desnutrição grave no território Yanomami

Propaganda

Quase um ano após o governo Lula decretar emergência de saúde pública no território Yanomami, imagens mostram crianças desnutridas em busca de atendimento na região. As informações são do G1, que teve acesso a vídeos exclusivos.

O portal destacou que os registros são fortes e indicam que o cenário ainda é de fome, doenças e sofrimento. Em um vídeo, é possível ver um bebê de 1 ano e 9 meses com 5,3 quilos. Há ainda uma criança de 4 anos com 6,7 quilos, entre outros casos.

Propaganda

– No vídeo, um menino franzino de 11 anos chora ao chegar em busca de atendimento por causa de desnutrição. Ele tem apenas 15,4 kg, pouco mais do que deveria pesar uma criança de 2 anos – reportou o veículo.

Segundo uma avaliação do Ministério Público Federal e de lideranças indígenas, a União conseguiu uma resposta de emergência, mas não avançou o suficiente. Na região, ainda há fome, malária e mortes.

O Ministério dos Povos Indígenas se manifestou, por meio de nota, alegando que a situação se deve à “desassistência e desmonte das políticas de saúde indígena” em anos anteriores.

Já a nota do Ministério da Defesa citou o apoio logístico das Forças Armadas na distribuição de toneladas de alimentos e materiais de apoio.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui