Rodrigo Maia defende tramitação da reforma administrativa junto ao STF

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, durante café da manhã com parlamentares na Confederação da Agricultura e Agropecuária do Brasil.
Propaganda
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a tramitação da reforma administrativa. Mandado de segurança proposto por parlamentares da oposição pedem a suspensão da PEC 32/20. O relator é o ministro Marco Aurélio Mello.

No ofício encaminhado ao ministro decano, Maia sustenta que a proposta não deveria ser interrompida porque sequer começou a tramitar. As PEC’s precisam ser analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e por uma comissão especial, que decide sobre o mérito do texto. O presidente da Câmara ponderou ainda que, em razão da pandemia, muitas comissões não foram constituídas.

Propaganda

“Enquanto a Câmara não retomar as deliberações presenciais, sequer é possível constituir a comissão especial que futuramente seria responsável pela apreciação do mérito da PEC impugnada (alvo do mandado de segurança)”, afirmou Maia.

Outro argumento incluído no ofício é o fato de haver senadores entre os impetrantes do mandado. Segundo Maia, membros da outra casa do Congresso não podem coibir atos no processo legislativo da Câmara dos Deputados.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui