Pesquisadores desenvolvem teste que pode identificar coronavírus em 20 minutos

Foto: Departamento de Engenharia Química da Universidade Monash/Divulgação

Um grupo de pesquisadores da Austrália desenvolveram um teste rápido para identificar uma nova infecção por coronavírus em cerca de 20 minutos usando amostras de sangue.

Os estudantes da Universidade Monash tem em sua equipe dois brasileiros, Rodrigo Curvello e Diana Alves, que fazem o doutorado na instituição.

Segundo a equipe de pesquisa, liderada pelo BioPRIA e pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade Monash, o teste pode determinar se a pessoa está infectada no momento e se já teve Covid-19 no passado.

“As aplicações a curto prazo incluem identificação rápida de casos e rastreamento de contatos para limitar a disseminação viral, enquanto a triagem populacional para determinar a extensão da infecção viral nas comunidades é uma necessidade a longo prazo”, disseram os cientistas em um artigo publicado na revista ACS Sensors na sexta-feira (17).

O teste utiliza 25 microlitros de plasma de amostras de sangue para procurar um agrupamento de glóbulos vermelhos que o coronavírus causa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui