O anúncio feito pelo governador Rui Costa (PT) na noite de terça-feira (4) que confirmou a ida do vice-governador, João Leão (PP), para a Secretaria de Planejamento (Seplan) e a do deputado estadual Nelson Leal (PP) para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), não surpreendeu deputados estaduais da base governista na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Leão ocupa o lugar deixado por Walter Pinheiro na Seplan. Já Nelson Leal, assume a cadeira de Leão na SDE. O ex-deputado Luiz Augusto (PP) voltará para a Alba na vaga deixada por Leal.
Segundo um parlamentar, que preferiu não se identificar, as mudanças já eram esperadas e só aumentaram o espaço do PP, de Leão, no governo estadual. “A gente já esperava, não houve surpresa. Ninguém mais contava com Leão na Casa Civil. Obviamente, Rui trocou pensando em 2022. O PT conta com o PP na base para disputar a eleição do ano que vem. Nada mais normal. Tudo como antes, ficou seis por meia dúzia”, disse ao bahia.ba.
Já outro deputado, espera que o anúncio de Rui acelere outras mudanças que o governador terá que fazer no secretariado. Para ele, o PDT e o PL devem perder os cargos que têm e sair de vez da base.
“Parece que agora vai andar. Demorou demais, o governador sabe que demorou. Não tem mais motivo para demorar, não tem mais sentido postergar. O PDT e o PL não vão ficar com a gente. Essa parece ser a sinalização. A gente quer que saiam logo as outras trocas. Está todo mundo ansioso”, analisou.
A expectativa é que o atual secretario do Meio Ambiente, João Carlos (PSB), assuma o comando da Secretaria de Agricultura, hoje administrada pelo PDT. O atual secretário de Turismo, Fausto Franco (PL), também deve deixar a pasta e abrir espaço para Mauricio Bacelar, do Podemos.