Lula diz que pegou ‘país desmontado’ pós-Bolsonaro: ‘A mentira deslavada tomou conta’

Propaganda

Na segunda agenda pública nesta terça-feira (2), no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o governo de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), ainda que novamente não tenha citado expressamente o nome do rival. As informações são do portal InfoMoney. À tarde, ao participar de um evento ao lado do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), aliado de Bolsonaro, Lula disse que assumiu um “país desmontado” ao tomar posse para o terceiro mandato, em 1º de janeiro de 2023.

“Agora nós voltamos e temos de começar tudo de novo. Não é fácil o trabalho de reconstruir. Muitas vezes fazer uma reforma é mais difícil do que construir uma coisa nova. Nós pegamos este país desmontado. Este país não tinha mais ministério da Pesca, dos Portos e Aeroportos, da Cultura… e muitos outros não funcionavam”, disse.

Propaganda

“Nós passamos quatro anos em que, em vez de governança, a gente tinha mentira. Em vez de saúde, a gente tinha mentira. A falta de vergonha e a irresponsabilidade tomaram conta deste país. E a mentira deslavada tomou conta das políticas públicas deste país”, ressaltou o presidente.

Época de ouro”

As declarações de Lula foram dadas durante o anúncio do início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, em Niterói (RJ). O objetivo é a ampliação do acesso da infraestrutura aquaviária ao Complexo Industrial e Portuário de Niterói.

Em seu discurso, Lula relembrou os oito anos em que governou o Brasil, por dois mandatos, entre 2003 e 2010. “Nós vivemos uma época de ouro de 2003 a 2010, quando a economia terminou crescendo 7,5%, a indústria naval cresceu muito e nós tivemos a sorte de descobrir o pré-sal. A partir do pré-sal, a gente começou a perceber que poderíamos fazer da Petrobras a indústria do futuro neste país. Dizíamos que a Petrobras e o pré-sal seriam o passaporte do futuro para a nossa juventude. Queríamos que uma parte do dinheiro do petróleo fosse utilizada para pagar nossa dívida histórica com a educação, a saúde e a tecnologia brasileira”, discursou Lula.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui