O Governo do Estado, através da Secretaria do Planejamento (Seplan), já destinou, até esta quinta-feira (30), 700 bolhas de contenção e de intubação para unidades de saúde que atendem pacientes com a Covid-19 em toda a Bahia. Os equipamentos foram desenvolvidos pelo Senai Cimatec.
“Essas bolhas ampliam a segurança do trabalho de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus e visam reduzir os casos de intubação de pacientes”, afirmou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. Ele lembrou ainda que a ação conta com o apoio das empresas Unigel, que fez a doação de chapas acrílicas, e a Klabin, que doou caixas de papelão para o transporte dos equipamentos.
Na avaliação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a solidariedade do empresariado brasileiro é fundamental neste momento. “A rede de relacionamento, logística e recursos financeiros do setor privado auxilia estados e prefeituras de sobremaneira. Estas bolhas serão utilizadas em diversas unidades hospitalares, ampliando as estratégias de biossegurança e assistência à saúde em toda a Bahia”, afirma Vilas-Boas.
“Através desse novo projeto, estamos expandindo as ações de combate à Covid-19. Estes são equipamentos que ampliam a possibilidade de tratamentos com suportes ventilatórios não invasivos e diminuem as possibilidades de infecções”, explica Ricardo Alban, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).