Crítico ferrenho da CoronaVac (vacina contra a Covid-19 produzida pelo Butantan com a Sinovac) e defensor da cloroquina mesmo sem eficácia comprovada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ganhar força nas redes sociais após mudança no discurso.
Na última semana, ao se mostrar mais favorável à vacinação e à retomada do auxílio emergencial, sua popularidade nas redes sociais voltou a subir, passando de 28,7% para 50,6%.
De acordo com levantamento feito pela .MAP, agência de análise de inteligência em dados e mídias, boa parte desse crescimento é atribuída a influenciadores e políticos de direita, que respondem por 43,6% das publicações sobre o presidente.
Bolsonaro havia perdido força nas redes devido a suas ações na pandemia, muitas vezes considerada como irresponsáveis para um presidente da República. Na opinião pública em geral, que inclui simpatizantes de direita e esquerda, mas desconsidera influenciadores, políticos e imprensa, a aprovação a Bolsonaro é de 34%.
Sem os simpatizantes, esse apoio cai para 17,6%. “Bolsonaro falou especialmente para os convertidos. É o fenômeno das bolhas das redes sociais, em que cada grupo fala para si próprio”, disse a diretora-geral da consultoria, Marilia Stabile.
Em janeiro deste ano, segundo informações da coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o apoio a Bolsonaro nas redes sociais atingiu o patamar mais baixo desde a sua posse em 2019, chegando à marca de 13,9%, segundo a .MAP. Essa foi a primeira vez que o índice ficou abaixo dos 20% na série histórica de 25 meses de governo.