Vice-líder do governo no Senado, Jorge Kajuru criticou a realização no Congresso do P20, a Cúpula dos Parlamentos do G20, na semana que vem. O senador sequer sabia exatamente que evento aconteceria em Brasília que paralisaria os trabalhos na Casa. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Durante sessão da CPI das Apostas, da qual é presidente, Kajuru desabafou sobre a interrupção da comissão. “Que saco que vai ser aqui na semana que vem? Porque aqui a gente quase não trabalha: é recesso parlamentar, é eleição, é segundo turno, segunda ninguém vem, sexta ninguém vem. Então, o que é que vai ter? Me desculpem o desabafo. O que é que vai ter aqui na semana que vem, que nós não vamos poder ter CPI?”, questionou.
O parlamentar afirmou que, pelas suas contas, já são quase 70 dias em que a CPI ficou sem trabalhar devido ao recesso e às eleições. O senador também questionou a escolha do Congresso como sede para o encontro. “O que tem a delegação do G20 com a gente aqui? Não consigo entender isso. Eles não têm outro lugar para ir, não? Brasília é tão grande. Por que eles não vão para o hotel? Presidente Lula, eu sou seu Vice-Líder, mas eu sou bocudo mesmo. Presidente, por que o senhor não arruma um lugar para reunir com eles?”, perguntou.
O P20 chega a sua décima edição com o tema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. O evento deve reunir representantes de 35 países, além de sete organismos internacionais e convidados num total de 60 delegações.