A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) conquistou um importante reconhecimento no 12º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renastt), realizado em Brasília. A Diretoria de Vigilância da Saúde do Trabalhador (Divast) representou a Sesab no evento, que teve como tema central “Saúde, Trabalho e Equidade”,e apresentou três trabalhos.
O destaque foi o Sistema de Informações para Monitoramento de Ações de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Sivast), da Divast/Cesat, premiado como uma das melhores experiências da 3ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS. Implantado em maio de 2024, o sistema fortalece a gestão e o monitoramento das ações de saúde do trabalhador no estado.
Além do Sivast, a Bahia também apresentou outras iniciativas de sucesso. A experiência do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Vitória da Conquista, que destacou os avanços na implantação de fluxogramas de atendimento pós-acidente de trabalho com exposição a material biológico, e uma iniciativa da Divast/Cesat, que abordou os desafios na habilitação de Centros de Referência Regionais em Saúde do Trabalhador.
O 12º Renastt destacou-se como um importante fórum de discussão sobre os desafios e as perspectivas da saúde do trabalhador no Brasil. O evento também serviu como etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que será realizada em 2025.