Deputado Estadual Tiago Correia lamenta morte`do empresário Abílio Diniz

Propaganda

O deputado Tiago Correia (PSDB) apresentou, na Assembleia Legislativa, moção de pesar pelo falecimento do empresário paulistano Abílio Diniz, ocorrido no último domingo (18), aos 87 anos, externando que sua partida “nos deixa órfãos do seu legado de conhecimento e competência”. No documento, o parlamentar destaca a trajetória exitosa, “marcada pelo empreendedorismo”, que transformou a doceria da família, fundada em 1949 por seu pai, Valentim Diniz, em uma das maiores companhias de varejo do mundo – o grupo Pão de Açúcar.

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Diniz pensou em se especializar nos Estados Unidos, mas o convite do pai falou mais alto, e em 1959, abriram a primeira loja do Pão de Açúcar, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no coração de São Paulo”, lembrou o parlamentar, destacando que, um ano depois, já eram mais de 60 lojas em 17 cidades e, em 1971, inaugurava o Jumbo, primeiro hipermercado do Brasil. Além de comandar o grupo, foi acionista do Carrefour Brasil, um dos fundadores da Associação Brasileira de Supermercados e, depois, esteve à frente da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo.

Propaganda

O deputado também citou graves problemas que o líder empresarial enfrentou em 1987, ano de uma crise econômica que levou à venda do imóvel sede do Pão de Açúcar e quando foi vítima de um sequestro, por uma semana, sendo libertado depois de uma longa negociação. E em 2022, enfrentou uma tragédia pessoal quando perdeu o filho João Paulo, de 58 anos, vítima de um infarto, em Paraty, no Rio. Na ocasião, registrou o legislador, Diniz escreveu: “Toda vez que olho essa foto me emociono. Mais do que pai e filho, éramos quase irmãos, dois grandes amigos”.

O tucano anotou ainda seu gosto pelo esporte, sendo tricampeão brasileiro de motonáutica, em 1970, e ganhando, com o irmão Alcides, as milhas de Interlagos. O texto da homenagem define o empresário como ousado, visionário, contagiante e inspirador. “Ele gerou milhões de empregos e influenciou gerações de empreendedores. Sua atuação, liderança ativa, visão de futuro e inesgotável dedicação ao trabalho permanecerão como um exemplo inspirador para além do mundo dos negócios. Um empreendedor incansável e que acima de tudo jamais abandonou seu otimismo com o Brasil”, escreveu Tiago Correia.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui