“Controvérsias Partidárias em Planaltino: A Relação entre o PL e o PT”

Propaganda

Nas eleições, várias alianças partidárias são formadas com o intuito de alcançar a vitória nas urnas. No entanto, uma foto recente tem atraído comentários e especulações no município de Planaltino, situado no sudoeste da Bahia. No dia 24 de junho, o então governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou de um evento, e na foto, ele aparece ao lado do prefeito petista Ronaldo Lisboa e de Gelson Barbosa, presidente do Diretório Municipal do PL, junto com alguns familiares, como a esposa e a cunhada de Barbosa.

Uma consulta ao site do TSE revelou que o diretório do PL é composto por pessoas ligadas à administração municipal de Planaltino, como o Sr. Simaco Diego Souza Braga, motorista da Prefeitura e tesoureiro do Diretório, e o Sr. Frederico Souza Braga, gerente de transporte da atual gestão comandada pelo petista Ronaldo Lisboa.

Propaganda

Foi também constatado que, há pouco tempo, o PL do município era presidido pelo atual prefeito Ronaldo Lisboa, mas, após a vitória do governador Jerônimo Rodrigues nas eleições de 2022, ele mudou de partido, aderindo ao PT. Tudo indica que a aproximação com o PL seria uma forma de manter a influência no partido, colocando pessoas de sua confiança no comando do diretório.

Outra evidência dessa aproximação é uma postagem nas redes sociais do deputado Marquinhos Vianna (PV), feita em 30/03/2024. A postagem mostra a aproximação do partido com o PL municipal, com uma foto do deputado ao lado de políticos locais ligados ao PT, na casa do presidente do diretório.

Vale lembrar que o PT e o PL são partidos adversários na esfera estadual e federal, com protagonistas como o ex-presidente Bolsonaro e o atual presidente Lula.

Em um comunicado postado nas redes sociais pelo então presidente estadual do PL, João Roma, ficou claro que é proibida qualquer aliança, coalizão ou acordo entre o PL-Bahia e a coligação que inclui os partidos PV, PT, PSOL e PCdoB. A regra é explícita, e qualquer descumprimento pode levar à destituição automática do diretório municipal pelo Partido Liberal – Bahia.

 

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui