Juiz que anulou provas da Lava Jato pode ficar com caso de Lula em Brasília, diz jornal

Propaganda
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O juiz federal Marcus Vinícius Reis Bastos, titular da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, e que já anulou provas da Operação Lava Jato em caso recente, pode herdar os processos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve todas as condenações anuladas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, na segunda-feira (8). A informação é do blog do repórter Fausto Macedo, do jornal O Estado de São Paulo.

Segundo a publicação, Bastos está na lista dos quatro magistrados com chance de conduzir as ações que resultaram na condenação do ex-presidente. A escolha de quem herdará os processos de Lula, no entanto, será feita por sorteio.

Propaganda

O juiz anulou, há dois meses, provas obtidas na Operação Carbonara Chimica, a 63ª fase da Lava Jato, deflagrada para apurar suspeita de propina aos ex-ministros da Fazenda Antônio Palocci (governo Lula) e Guido Mantega (governos Lula e Dilma), em troca da edição de medidas provisórias favoráveis à Odebrecht.

Bastos também foi responsável pela absolvição do ex-presidente Michel Temer, quando ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por suposta compra de silêncio do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB-RJ).

Além de Bastos, os juízes federais Vallisney Oliveira, titular da 10ª Vara Criminal da Justiça Federal do DF, e Ricardo Leite, substituto da 10ª Vara, além da juíza substituta da 12ª Vara, Pollyanna Kelly Medeiros, também podem ser sorteados para herdar os processos de Lula.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui