8° edição do Suba100 acontece em Santa Teresinha, nos dias 24, 25 e 26 de maio

Propaganda

A prova que é realizada desde 2015, tem como supervisão a Confederação Baiana de Ciclismo- FBC

Nos dias 24, 25 e 26 de maio, na cidade de Santa Teresinha, Território Piemonte do Paraguaçu, há 200 km de Salvador, acontece a 8° edição do Suba100 Challenge. A maior prova de Moutain Bike do Brasil, que reúne mil e quinhentos atletas.
A prova que é realizada desde 2015, tem como supervisão a Confederação Baiana de Ciclismo- FBC e possui um percurso de terrenos irregulares com subida e descida, asfalto, estrada de chão e lajedo, um trecho que corta as cidades de Castro Alves e Santa Teresinha (a Terra Mãe do Suba100). Com tantos obstáculos, sem dúvidas o principal foco dos atletas que vão participar do Suba100 não é chegar nas primeiras colocações, mas sim, atravessar a linha da chegada.
A participação dos atletas no Suba100 é dividida por 20 categorias, já o Suba50 em 10 categorias. Ambas de acordo com idade, sexo e opções de SOLO e DUPLA, além das categorias especiais.
COMO ACONTECE O EVENTO
Na sexta (24), às 19h na Praça Ápio Medrado, ocorre a abertura do evento com o Congresso Técnico.
A competição possui duas etapas, no sábado (25), às 8h da manhã na Praça Ápio Medrado acontece a largada da 1° etapa do Suba100. Nessa primeira fase os atletas percorrerão 80km, passando pela Serra da Penha, Pedra Redonda, Cercadinho, Poço do Arco, Coca-Cola, Serra da Jibóia, Serra do Otti, Engenho, Guariru, Neves, Rock Garden/Barragem até a chegada, na Sede do município.
Já no dia seguinte, no domingo (26) às 9h, quem larga na Praça Apio Medrado são os atletas do Suba100 (que farão 80km do estágio 2 da prova), Suba50 (80 km) e do Percurso SX (35km).
Neste segundo dia os atletas passarão pela estrada do Boqueirão, Corredor da Fazenda Mané Vermei, Riacho das Pedras sentido Castro Alves, onde retornam pela Trilha do Cangaço, Povoado Barbosa, Campo Grande, seguem até o Equinox até chegar em Pé de Serra, Fazenda Mangabeira e retornam à Sede do município.
Os atletas do Suba 50 irão largar juntos com o Suba100 e o percurso SX, entretanto os atletas do Percurso SX devem ficar atentos ao desvio sinalizado no km 21, onde serão direcionados para a Trilha do Cangaço, ao final do percurso haverá outra sinalização direcionando os atletas para o centro do Povoado do Taperi, até chegar na Sede do Município.

Propaganda

SUBAKIDS
Visando incentivar a prática do esporte desde a infância, além do Challenge, no domingo também será realizado o Subakids para os filhos dos atletas, moradores e visitantes. Com inscrições gratuitas e distribuição de premiações para os pequenos que completarem o percurso de 1KM (distância permitida pela Federação Brasileira de Moutaim Bike). A Largada para os atletas mirins será as 8h e 15mim.

TIMELINE DO SUBA100
A primeira edição do Suba100 foi realizada em 01 de agosto de 2015 com aproximadamente179 atletas, naquele ano apenas 95 atletas concluíram a prova.
Em 2016 foram 600 atletas e aconteceu no dia 03 de julho.
Em a 2017, a terceira edição do Suba100, veio com uma logística diferente, a prova passou a ser realizada em dois dias. E aconteceu nos dias 21,22 e 23 de abril.
Em 2018, 1.600 atletas participaram da prova no período de 20 a 22 de abril.
Em 2019, 1.500 atletas participaram da prova no período de 26 a 28 de abril.
2020 e 2021 (pandemia)
Em 2022, 1.950 atletas participaram da prova no período de 14 a 16 de maio.
Em 2023, 1.500 atletas participaram da prova no período de 26 a 28 de maio.

PROGRAMAÇÃO DA PREFEITURA
Com o sucesso do ano de 2023, neste ano de 2024 tem como expectativa receber mais de 15 mil pessoas e a Prefeitura de Santa Teresinha preparou uma programação com muito forró, arrocha, piseiro e sofrência para os dias de evento.


Com atrações a nível nacional e apresentações culturais, o Prefeito Agnaldo Andrade relata que a grade de atrações foi pensada para além da diversão dos santa-teresinheses e visitantes, “Estamos trazendo grandes nomes como Tarcisio do Acordeon, Kevi Jonny, Canindé, Cheiro de Amor e Netto Brito. A festa também contará com artistas da região como Rute Santana, Rafinha Nunes, Taiane Almeida, Edy Silva e Som Di Buteco. Uma festa com atrações de peso para ajudar a impulsionar e movimentar ainda mais a economia da nossa cidade. É mais renda para o ambulante, o catador de latinha, o comércio local e outros segmentos!”, disse.
O maior CHALLENGER de MTB do país, o Suba 100 reúne pessoas de diversos estados e até países já se consolidou como uma das principais fontes de renda da cidade pelo alto índice de empregos temporários, aluguéis de residências, além de lotação máxima nas pousadas e uma alta movimentação no comércio local.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui